Usuários da plataforma Mac têm que ter cuidado por onde navegam. Uma nova praga virtual infecta computadores da Apple apenas com uma visita a um site contaminado. O malware Flashback.K dribla a autenticação de usuário e pode ser instalada sem o conhecimento do internauta. Outra forma mais comum do vírus tem se disfarçado de atualizações do sistema, como atualização do Flash Player, atualização do Java e até como atualização do Mac OS.
Segundo a empresa de segurança F-Secure, a versão mais recente do malware se aproveita de uma vulnerabilidade do Java SE6, que permite a instalação do arquivo sem a necessidade da senha do administrador de rede. A falha também foi identificada na plataforma Windows, mas já foi corrigida desde fevereiro. Ainda não há solução para a vulnerabilidade no Mac OS.
Aqueles que foram infectados podem seguir o manual que a F-Secure criou para desinstalar o malware. A recomendação da companhia é que os internautas desativem o Java de seus computadores. Após se instalar na máquina, ele rouba dados, impede a atualização do sistema e bloqueia a detecção de outros arquivos maliciosos.
Sera?
Sera?