terça-feira, janeiro 25, 2011


A TÉCNICA DE ESTUDAR

Aprenda a estudar, pois melhoramos nosso desempenho na vida escolar, nas avaliações e na vida profissional.

Ambiente de estudo: 
- Bem iluminado
- Arejado
- Silencioso
- Mobiliado adequadamente
- Propício à concentração



Antes de iniciar o estudo, providenciar todo o material de que vai necessitar.
Adquirir o hábito de estudar no mesmo local de sempre.
A prática correta é estudar um pouco todos os dias. Para conseguir fazer isso com sucesso o aluno deve colocar uma hora de estudo por semana para cada disciplina, procurando retomar em casa as matérias que teve naquele dia.

O melhor método é aquele que consiste em o aluno rever, fixar e fazer os exercícios indicados em sala logo após ter assistido à explicação do professor e dar uma olhada, às vésperas de cada aula.
Para tornar o estudo mais produtivo, observar as seguintes orientações:
- Estudar mais a disciplina de que menos gosta. Estudar aquilo que se gosta é prazer; trabalho é aprender o que parece difícil.
- Distinguir não gostar do professor com não gostar da matéria.
- Não estudar por nota, estudar porque ficará diferente e melhor.
- Procurar criar interesse.
- Caso esteja com problemas pessoais, não se culpar por não conseguir estudar. Procurar aconselhar-se com alguém.
- Não estudar em seqüência as matérias parecidas, uma pode atrapalhar a outra. A mudança de método é uma forma de descanso mental.
- Fazer da escola apenas um lugar de orientação. Estudo mesmo é o que se faz por conta própria.
- Organizar um horário não só para estudos, mas para todas as atividades.
- Cuidar também do ambiente do estudo, não deixar que as circunstâncias atrapalhem o trabalho.
- Fixar o lugar e as horas em que estuda, isto ajudará a obter concentração e transformar-se em hábito.

O segredo está em descobrir qual é essa forma eficiente de estudar, e não em estudar mais tempo. Aqueles que tiram notas altas simplesmente sabem estudar.
Se criar uma rotina, tudo transcorre de forma natural.
É preciso estabelecer um horário de estudo. Eis algumas dicas para uma melhor elaboração do horário de estudo:
- Colocar no mapa de estudos todas as atividades que já são habituais e que obedecem a um horário. (Ex: almoço, ginástica, inglês, etc.).
- Especificar os horários de aula do colégio.
- Reservar pelo menos quatro horas de estudos diários.
- Procurar estudar as matérias dadas pelo professor o mais cedo possível após a aula.
- Fazer um intervalo de 10 minutos a cada 50 minutos de estudo.
- Estudar primeiramente as matérias mais difíceis.
- Ao estudar uma matéria, esquecer por completo as demais.
- Não esperar sentir vontade para começar a estudar na hora marcada.
- Só terminar de estudar quando esgotar o tempo estabelecido, mesmo que aparentemente tenha aprendido tudo.
- Seguir o plano de estudo até formar hábito.

- Não estudar em seqüência as matérias com raciocínios semelhantes.
- Procurar estudar alternadamente matérias onde haja mais e menos dificuldade.
- Utilizar o domingo como dia de descanso, no máximo usá-lo para leitura.
Ao organizar seu horário de estudos, o aluno não deve esquecer de colocar tempo para leitura de revistas e jornais.
Para elaborar o plano de estudo o aluno deve registrar as previsões para o estudo semanal, incluindo os sábados.
Quando houver cansaço com um tipo de estudo, não insistir, mude de matéria ou de tipo de atividade. Entediado ninguém aprende nada.
O conhecimento é encadeado. Talvez tenha que começar tudo do princípio. A aprendizagem é como uma corrente: cada elo seguinte depende obrigatoriamente do elo anterior. Quando encontrar uma dificuldade, procurar o elo que está faltando.

Começar o estudo com uma revisão dos passos anteriores; reestudar a lição anterior; consultar seus apontamentos.
Não se privar do lazer. Dividir o tempo entre o estudo e as diversões.
Começar o estudo por uma visão global. Vá até o fim da lição. Não pare no meio. Fazer depois um resumo do que ficou.
Ver se relembra fatos que confirmem ou contradigam o que está lendo. Comparar o novo com o que já se sabe.
Consultar o dicionário quando necessário.
Procurar compreender todos os detalhes e fazer um esquema analítico (fazer enumerações, transformar o texto em itens, grifar, sublinhar). Não procurar decorar nesta fase. 
Estabelecer os pontos-chave. Eliminar da investigação tudo o que não for fundamental.
Para saber realmente um assunto o aluno dever ser capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos em outras situações.
Ensinar a um colega pode ser uma ótima forma de aprender.

Em sala de aula:
- Não seja tímido porque atrapalha o desempenho.
- Duvide de tudo até obter provas.
- Faça perguntas.
- Anote os tópicos principais quando a aula for expositiva.
- Não se intimide diante da zombaria dos colegas. Lembre-se de que o espaço é seu.  

Nas provas: 
- Cultive o desejo de ir bem.
- Obtenha a informação antecipada sobre o tipo de prova a ser aplicada.
- Estude com técnica, com interesse e paciência.
- Faça uma revisão de seus resumos, esquemas e fichas.
- Tenha auto confiança.
- Sente-se com a coluna ereta, respire fundo e relaxe.
- Se estiver nervoso, aceite como natural. Este pequeno estímulo faz com que a gente fique mais atento.
- Concentre-se.
- Ouça e leia as instruções com atenção.
- Leia a prova inteira antes de começar.
- Inicie a resolução das questões partindo das mais fáceis para as mais difíceis.
- Quando ler a pergunta coloque-a no contexto.
- Aproveite bem todo o tempo da avaliação. Os momentos que lhe restarem devem ser usados relendo as suas respostas, revisando o gabarito.
- Não use recursos proibidos na prova. A própria tensão gerada pelo ato de colar pode provocar esquecimentos.
- Uma alimentação bem equilibrada é importante para o bom funcionamento do seu cérebro.
- Procure consumir açúcar e fósforo, mas não exagere.  
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